Além das Intuições

O mundo do jeito que você nunca viu!


"Se Uri Geller dobra colheres com o poder da mente, fá-lo da maneira mais dificil." James Randi

"Porque um mágico faz algo não deve imediatamente considerá-lo um verdadeiro fenómeno." Richard Feynman
ColherUri Geller é um austro-hungaro nascido em Israel e que vive em Inglaterra. Tornou-se famoso ao pretender dobrar colheres e chaves com a força da sua mente. Geller tem tido visões. Auto-intitula-se psiquico e processou várias pessoas em milhões de dólares por o negarem. Perdeu todas as acções e algum dinheiro nestes ataques aos seus criticos. O maior critico é o mágico James ("The Amazing") Randi, que escreveu um livro e numerosos artigos demonstrando que Geller é uma fraude, e que os seus actos não passam de truques de mágico.
Geller tem actuado há muitos anos. Uma das primeiras aparições foi no show de Johnny Carson nos finais de 60. Devia demonstrar o seu poder de dobrar colheres e parar relógios com o pensamento, mas falhou todas as tentativas. Queixou-se que o seu poder não podia ser ligado e desligado quando queria, e que não se sentia bem. Outros especulam que Randi conspirou com Carson para trocar as colheres que Geller usaria, suspeitando que Geller gosta de "preparar" as colheres antes das demonstrações.
A atração de Uri Geller é fascinante de observar. Talvez porque todos temos colheres dobradas em casa. O que seria de aplaudir seria alguem que conseguisse endireitá-las com o poder da mente ou de outra forma. Tal como os relógios parados. Qualquer um consegue fazê-los trabalhar durante instantes com um pequeno movimento. Há, sem dúvida, algo de mágico numa pessoa que fez uma carreira a partir coisas.
Geller sofreu derrotas nos tribunais mas afirma ir bem como consultor de detecção psíquica. Afirma ser bem pago como geólogo psíquico detectando coisas enterradas. Foi testado por Puthoff e Targ, que baptizaram o seu dom de "efeito Geller." [para um relato de como é fácil cometer fraude nesta área ver capitulo 7 de Flim-Flam! ou The Magic of Uri Geller.] Se duvida dos seus poderes ou deste relato visite o site  Uri Geller Interactive Psychic City. A parte interactiva do site é onde tenta dobrar uma colher colocada algures com uma camara de video apontada. Isto é a interactividade. Se conseguir dobrar a colher ganha 1 milhão de dólares. O mais dificil será depois provar que o conseguiu. Geller já esteve no tribunal e sabe o que os tribunais podem fazer a pessoas que afirmam ter poderes psiquicos. Pode humilhá-lo duvidando dos seus poderes. Você pode processá-lo. Mas ele já esteve lá, e sabe quem ganha. E nãp precisa de poderes psiquicos para prever o resultado.
Geller recentemente aventurou-se na lucrativa industria da Nova Era. Tem à venda o seu  Mind-Power Kit por cerca de $30. O kit inclui uma cassete, um cristal e um livro com tópicos sobre cristais, terapia da cor e, claro, telecinética.
Muitos mágicos fazem o que Geller faz, mas intitulam-se mágicos. Bons ilusionistas enganam o mais esperto dos homens. Podem suspender objectos no ar, ler a sua mente, descrever desenhos escondidos, etc. Mas não nos espantam acertando na lotaria ou curando o cancro. Porque é que usam aviões e não se teletransportam? Porque é que levam o carro ao mecânico quando ele se avaria? Porque é que movem um fio dentro de uma garrafa em vez de deslocar água para um incêndio numa floresta? Porque aí seria necessário mais que um truque de ilusionismo. Porque é que as pessoas mais inteligentes se convencem que testemunham actos paranormais? Porque não são suficientemente inteligentes para reconhecer que podem facilmente ser enganadas. Richard Feynman, que se encontrou com Uri Geller disse "Sou esperto suficiente para saber que sou burro," significando que percebia que um bom ilusionista conseguia parecer violar as leis da fisica de modo que nem um grande fisico conseguia perceber o truque.

Este mail foi enviado ao autor original do Dicionário Céptico, Dr Bob Carroll. A tradução é da minha responsabilidade.
9 Julho 1998
AssuntoUri Geller- The Skeptic's Dictionary - Dando conhecimento
Mr. Bob Carroll,

Este escritório representa Uri Geller. O seu Skeptic's Dictionary na internet foi trazido à nossa atenção. A colocação do nome do sr. Geller debaixo do cabeçalho Frauds & Hoaxes é altamente "libellous" [sic, no original], defamatório e prejudicial. Devia ter consultado os seus advogados sobre leis internacionais, visto estas variarem de país para país. Passámos a sua página do Skeptic's Dictionary aos nossos advogados nos EUA e na Europa para acção imediata.
Yours Sincerely
D. Robertson
CC: Richard W. Winelander, Esq. Baltimore, MD
      Bob Foglenest Esq. New York, N.Y.
      Gordon Hausmann, Curry CH. Hausmann Popeck solicitors, London
      Ruth Liebesman Attorney at Law, New York

resposta de Bob Carroll: Obrigado por chamar a minha atenção para o que chamou a sua atenção. Consultei os meus especialistas sobre falsas acusações e leis internacionais. Fui informado de que as interpretações variam e que devia consultar um psiquico em vez de um advogado. (...)
De qualquer modo, acção imediata foi tomada e o erro foi corrigido. Uri Geller está agora listado debaixo de Paranormal and the Psychic. (...)
Com todo o respeito que vos é devido,
Bob Carroll

p.s.  por favor passem este mail aos vossos ilustres colegas. E recordem-lhes o que aconteceu a ultima vez que Geller processou alguem.

0 comentários:

Postar um comentário

O mundo,

acontece nele coisas com as quais você nunca descobriria. Use seu dom, desvende o Universo

Os Paranormais