Além das Intuições

O mundo do jeito que você nunca viu!

A HISTÓRIA DA PARAPSICOLOGIA.
A investigação dos “fenômenos ocultos”, tem suas origens há muitos séculos atrás. Há indícios que os antigos iniciados da Índia chegaram a estudos avançados, que foram transmitidos da Caldéia e do Egito. Estes ensinamentos eram guardados com sigilo rigorosíssimo, sendo que os próprios realizadores dos prodígios desconheciam explicações mais profundas e atribuíam suas capacidades a forças extraterrestres.
Poucos eram os interessados nas verdadeiras explicações, mesmo porque a ciência ignorava tais magias. Apenas estudiosos isolados, os ocultistas Basílio, Valentino, Paracelso, Avicena e Agripa se destacaram. Os interessados foram ainda mais reprimidos durante vários séculos, pelo risco de serem considerados bruxos e serem levados à fogueira.
A explicação dos fenômenos misteriosos sempre foi uma preocupação da huimanidade. De um lado, encontramos as explicações supersticiosas que vão atribuir tais fenômenos ao sobrenatural (Demônios, fadas, espíritos de mortos, etc); por outro lado encontram-se aqueles que estudam cientificamente tais fenômenos; este último é o campo de estudo da Parapsicologia.
Charles Richet, em 1905, introduziu a denominação de Metapsíquica ao estudo dos fenômenos misteriosos. Dividiu a história da Metapsíquica em quatro períodos. O primeiro período inicia-se com a própria humanidade e termina com Mesmer (1778): é o período mítico.O segundo período é o magnético, que vai desde Mesmer até as primeiras manifestações espíritas das irmãs Fox (1847). O terceiro é o período espiritista: estende-se desde as irmãs Fox até Willian Crookes (1847-1870). Finalmente o quarto e último período seria o período cientifico, que se iniciou com Willian Crookes (em 1870) e se estende até a época atual.
Em 1870, um químico de grande projeção, Willian Crookes publicou o resultado das observações feitas durante anos com as irmãs Fox e Daniel Dunglas Home. São as primeiras pesquisas sistemáticas com finalidade ciêntifica sobre os fenômenos do espiritismo moderno, embora como não podia deixar de ser, com muitas falhas, tratando-se de um campo novo e difícil.
Em 1882, abalizados investigadores fundaram a Society for Phychical Research (Sociedade de Pesquisas Psíquicas) em Londres. Em breve surgiu uma filial com o nome nos Estados Unidos. No decorrer dos anos, em vários países surgiram sociedades semelhantes.
O termo parapsicologia, ao que tudo indica, foi usado pela primeira vez por Max Dessoir em 1889, sendo Jules Bois, o principal popularizador do termo.
No começo deste século, investigações universitárias foram feitas na Universidade de Stanford e Harvard. Em 1935, constituiu-se o primeiro laboratório de Parapsicologia na Universidade de Duke dirigido por J.B. Rhine.
Em 1953, a Parapsicologia foi reconhecida oficialmente como ciência no Congresso Internacional de Parapsicologia, organizado pela Foundation International of Parapsichology pela Universidade de Utrecht, Holanda. Nessa mesma data e Universidade, surge a primeira Cátedra de Parapsicologia. Posteriormente, multiplicaram-se em várias Universidades e Países as disciplinas de Parapsicologia.
Hoje, nos países da ex-cortina de ferro, a Parapsicologia é considerada ciência oficial com aspectos profissionais práticos. Nos Estados Unidos, em dezembro de 1969, ela foi considerada uma disciplina científica pela American Association for the Advancement of Science - AAAS, o que eqüivale ao seu reconhecimento e introdução nos domínios da ciência oficial.
Finalizando, a denominação Parapsicólogo se refere ao pesquisador de fenômenos parapsicológicos, e não ao ser humano que os produz (metagnomo, dotado, médium, etc)

0 comentários:

Postar um comentário

O mundo,

acontece nele coisas com as quais você nunca descobriria. Use seu dom, desvende o Universo

Os Paranormais